PROJETANDO LUCROS NO CAMPO
(91) 99102-8683 | 99965-3373
contatos@lgagro.com.br
INFORMATIVOS

Agronegócio é um dos setores mais promissores em oportunidades de emprego

Agronegócio é um dos setores mais promissores em oportunidades de emprego

05/06/15

A aplicação de novas tecnologias no campo foi o principal foco da palestra “Mercado de Trabalho no Agronegócio”, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (4) durante a Bahia Farm Show 2015. Com auditório lotado, foram abordadas as principais oportunidades que são oferecidas hoje pelo segmento, dando destaque às profissões cujos recursos humanos estão mais escassos. “A expansão da participação da agricultura na economia brasileira e a consequente especialização tecnológica do setor criaram uma demanda crescente por profissionais melhor capacitados para atuar nos novos empreendimentos do agronegócio”, explicou o palestrante David Schmidt.

Ele esclareceu ao público, formado em sua maioria por professores e estudantes de cursos técnicos na área agrícola e por profissionais de recursos humanos, que o potencial agropecuário no Brasil está crescendo e que o volume de recursos gerados pelo agronegócio já ultrapassa a marca de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “As projeções são de crescimento ainda mais acentuado nos próximos 10 anos. Porém, todo esse desenvolvimento depende de profissionais qualificados que atuem em gestão, produção e distribuição da produção agrícola”, avaliou.

Quem participou da palestra pôde conhecer melhor quais são as principais características do mercado de trabalho voltado ao agronegócio, com informações sobre o perfil do profissional, sua atividade principal, a habilitação necessária e os pontos críticos de cada ramo de atuação. Graduações em áreas como tecnologia agrícola, gestão ambiental, zootecnia, agronomia, engenharia de alimentos e outros cursos que lidam com a cadeia produtiva rural são boas alternativas para quem busca oportunidades no mercado de trabalho.

Foi atrás dessas chances que o estudante Pablo Bruno de Almeida, 18 anos, fez o curso de técnico agrícola no Cetep (Centro Territorial de Educação Profissional). Ele diz que o conteúdo do evento foi muito interessante para quem procura uma oportunidade de trabalho nesse setor. “A palestra me abriu os olhos para essas opções de emprego e deu dicas importantes sobre o mercado de trabalho. Acho que muitos saíram daqui com uma nova visão sobre esse ramo”, disse.

Finalizando a apresentação, Schimidt abordou os desafios do setor rural e destacou que no momento da seleção é preciso estar atento se o candidato está apto para trabalhar distante da zona urbana e a enfrentar as adversidades encontradas por quem atua no campo, dando dicas sobre o processo de seleção, análise curricular, perfil dos candidatos e realização de entrevistas.
 
Bahia Farm Show

04/06/2015