PROJETANDO LUCROS NO CAMPO
(91) 99102-8683 | 99965-3373
contatos@lgagro.com.br
INFORMATIVOS

Mais transparência para dados do Crédito Rural

Mais transparência para dados do Crédito Rural
Acesse nosso site
www.lgagro.com.br
 
Dados úteis à gestão da política de crédito rural no País estão disponíveis ao público pela Matriz de Dados do Crédito Rural. Pela internet, é possível ter acesso a um conjunto de informações do Crédito Rural. Entre elas, a execução do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que para a safra de 2015/2016 conta com R$ 28,9 bilhões para financiar projetos de investimentos e custeio de agricultores familiares.

A matriz, criada em março deste ano, apresenta, de forma atualizada, dados, como: a evolução do crédito especializado ao longo do tempo, em moeda constante, os montantes financiados por fonte de recursos, por cultura ou por item financiado, por estado e município, bem como a área financiada, a produção esperada nos empreendimentos financiados e o montante de financiamentos por instituição financeira.

Os números são consolidados, a partir dos dados individuais das operações registrados no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor) do Banco Central. “O objetivo da matriz de dados é propiciar maior transparência sobre o crédito rural, por meio da disponibilização de informações agregadas aos vários interessados, tais como pesquisadores, jornalistas, responsáveis pela política agrícola do País e outros agentes de governo”, destaca o chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro (Derop) do Banco Central do Brasil, José Ângelo Mazzillo.

Os dados são atualizados no primeiro dia útil de cada mês. Há informações desde o início da década de 1980, mas tornaram-se mais completas a partir de 2013, com a entrada em operação do Sicor.

A ferramenta está disponível na internet no portal do Banco Central do Brasil.

Outras fontes

Existem outras formas para obter informações sobre a execução do Pronaf. É possível solicitar apoio aos movimentos sociais ligados à agricultura familiar e à reforma agrária, entrar em contato diretamente com as instituições bancárias que operam o programa ou procurar o Ministério do Desenvolvimento Agrário e as delegacias que representam o órgão nos estados.

Novidades

Os agricultores familiares terão R$ 28,9 bilhões para financiar a safra 2015/2016. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, na última segunda-feira (22). Além do volume recorde de crédito, o Plano também tratou da ampliação da cobertura do seguro agrícola, expansão dos mercados, regularização da agroindústria familiar, criação de um programa de apoio às cooperativas entre outras medidas.

O valor recorde de dinheiro para financiar a agricultura familiar terá taxas de juros abaixo da inflação, variando entre 0,5% e 5,5%, dependendo da região e do valor financiado. Os agricultores familiares do Semiárido encontram créditos com juros ainda mais baixos, entre 0,5% e 4,5%.

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário


25/06/2015